quarta-feira, 9 de março de 2011

Autoconhecimento

Bom dia!

Hoje eu acordei com outro humor. Não, não sei se engordei ou emagreci. Alias, vou deixar de me pesar na próxima segunda até. Tomei um decisão: farei uma semana de autoconhecimento (segundo o Google, é assim que se escreve mas se estiver errado, por favor, me avisem!).

A verdade é que desde que comecei a tentar emagrecer, eu simplesmente comecei a seguir regras. Não podia ultrapassar os 20 pontos estabelecidos pelo método Vigilantes do Peso, tinha que beber 2 litros de água, tinha que comer de 3h em 3h, comer tanto de vegetais e por aí vai.. Mas eu nunca prestei atenção naquilo que realmente meu corpo precisa em cada momento do dia.

Ninguém é igual a ninguém e nenhum metabolismo funciona igual. Eu cheguei a conclusão que seguir regras que valem pra todo mundo não funciona comigo. Eu tentava comer pouco durante o dia, economizando tudo que pudesse para caso eu sentir uma fome absurda a noite e é justamente o que vem acontecendo e eu acabo perdendo a noção da vida e como as piores porcarias que existem.

Eu ainda não achei meu ponto de moderação. Eu penso em comer 24hrs por dia e isso me frustra muito. Eu tomo café da manhã pensando no almoço, lanche, janta e todo outro petisco que eu possa incluir durante o dia. Isso me deixa irritada, nervosa e de muito mau humor.

Decidi então me dar uma semana de descanço dessa coisa toda. Não vou contar pontos mas vou passar a observar mais se eu estou satisfeita, se eu preciso realmente comer um pacote de torradas e não apenas 2 ou 3. Sei que isso pode me trazer consequencias "graves" como engordar bastante dentro dessa semana mas eu já me conscientizei que, se eu consegui perder 10 kg da outra vez, eu consigo de novo, só preciso de determinação e de realmente me conhecer.

A água é outro problema pra mim. Que eu não gosto de beber água não é novidade mas eu me obrigava e já cheguei a beber 1 litro de uma vez só na tentativa de me livrar logo do montante de água que tinha que tomar durante o dia. Hoje, por acaso, prestei mais atenção e descobri que eu sinto sede de verdade quando acordo. Eu tomei meu café da manhã e bebi 1 copo e meio de água e um pouco depois eu já estava sentindo sede de novo. Talvez eu tenha me acostumado a me entupir de água e meu corpo agora me pede isso e então eu tenho o lado bom da história: vou beber água porque quero e não porque tenho que.


Quando as coisas passam a ser obrigação elas acabam se tornando massante e minha ansiosidade aumentava a cada minuto do dia. Pois bem, apertei o botão "pause" e vamos ver no que dá.

Sinto que, quanto mais eu tento não comer doces, comer menos e tudo mais eu tenho a vontade de fazer tudo ao contrário! O ditado não mente: "Tudo que é proibido, é sempre mais gostoso." Hoje, depois do almoço, tinha crepe de chocolate com sorvete e, eu que sempre fico me remoendo por não poder comer, pra deixar os pontos talvez pra algo que eu queira muito depois mas como eu coloquei na minha cabeça que agora eu posso comer o mundo se eu quiser, não tive vontade alguma de comer o crepe.

Não, eu não fiquei sem comer sobremesa. Mas preferi um pouquinho de cereal puro, que eu amo e foi mesmo só porque queria algo docinho. Fiquei feliz e foi  mais saudável  do que o crepe, mesmo sem querer necessariamente ser.

Então, fico assim. Sem dietas, sem pontos, sem nada por uma semana. Se engordar, paciencia, terei que me esforçar de novo, se emagrecer, estou no lucro e se ficar do jeito que eu estou também ficarei satisfeita. O importante é descobrir mais sobre as minhas sensações de fome, sede, gulodice e afins!

Vou continuar postando aqui durante essa semana, claro! Vou atualizando minhas descobertas e tenho certeza que isso será muito bom pra mim. Os exercícios eu tentarei manter porque eu curto mesmo me movimentar. Ainda não desisti do meu stepper e hoje a tarde devo ir lá comprar. Ontem eu tentei mas estava esgotado na loja. "/

Hoje fico por aqui. Vou beber água, estou com sede (de novo hahaha)!

Beijinhos!

2 comentários:

  1. Oi Thais. Decidir por um processo de autoconhecimento é sempre bom. vc fez muito bem em dar um tempo na dieta se não estava te trazendo todos os benefícios esperados.
    Sorte e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. ótimo isso de autoconhecimento... eu faço isso direto. Toda vez que fico saturada de contar pontos eu pratico essa idéia. E é muito bom pois voltamos com gás total. Boa sorte pra vc!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...