quinta-feira, 24 de março de 2011

Quanto vale sua vida?

Hoje, passeando pelos blogs, me deparei com uma postagem que me chamou a atenção.

Eu leio muitos blogs, muito mais do que os que estão na minha lista. Sigo alguns, outros não. Não é por não ter gostado do blog mas é que eu tenho mania mesmo de fazer isso.. Sou meio doida mesmo.

Maas, voltando ao assunto. Neste blog, a menina escreveu que tinha ido ao médico e fez uns exames para saber como estava a saúde dela. Descobriu uma anemia severa e carência de diversas outras vitaminas.. Além disso, descobriu outras doenças provocadas pela obcessão de ter um corpo magro e perfeito. 

O intestino dela já não funciona mais como deveria, o estômago também não, devido a compulsão alimentar combinado com a bulimia. Confesso que sou leiga no assunto bulimia e anorexia. Conheço pouco desse mundo, sei de algumas coisas "pescadas" na internet e eu nunca consegui me imaginar provocando vômito ou deixando de comer totalmente só para atingir o peso que eu tanto almejo.

Toda vez que cometo exageros, eu me sinto culpada sim, mas jamais penso em pôr tudo pra fora. O que tá aqui dentro, só sai por baixo! Por cima, só se eu realmente passar mal, o que é raro, muito raro! Até nesses momentos eu tenho dificuldade em inverter os movimentos peristálticos do meu estômago! Mesmo passando muito mal e meu corpo querendo colocar tudo pra fora, eu travo a garganta! Detesto vomitar, odeio, abomino!

E isso me faz pensar em como alguém consegue provocar uma sensação tão ruim e tão agressiva para o corpo. Dentro dos meus conhecimentos em biologia (em que sou formada), sei que quando o corpo resolve por pra fora é quando ele não sabe mais como fazer para se desfazer daquilo que está lhe fazendo mal e provocar essa reação exige muito do corpo, muito mesmo!

No caso dessa menina, o corpo dela já está tão machucado e debilitado que ela terá que tomar muitos remédios para poder tentar recuperar o estrago que ela provocou. Inclusive, ela correu um sério risco de perder a funcionalidade dos mesmos, o que acarretaria, em sua morte!!!

Eu penso da seguinte forma: se queremos emagrecer é porque queremos ficar bonitas pra nós mesmos e poder VIVER com as nossa bela forma, esbanjando saúde e arrancando suspiros dos que passam por nós. De que adianta nós buscarmos essa forma de emagrecer se isso pode significar a nossa morte?! Não precisamos nem chegar ao ponto que ela chegou para saber que isso NÃO VALE A PENA!

Comer, além de ser algo prazeroso, é realmente necessário! Não adianta não comer ou comer e colocar tudo pra fora! Nosso corpo precisa se nutrir para fazer atividades básicas como pensar, andar, falar, respirar e também, EMAGRECER! Só emagrece quem come!

O corpo humano é altamente adaptável. Ele tem capacidade de estocar e economizar energia.. Herança genética do tempo das cavernas, em que as pessoas tinham que caçar para comer e nem sempre era possível encontrar comida. O jeito que o organismo achou para sobreviver foi estocar o máximo de energia que conseguir em uma alimentação porque nunca se sabe quando será a próxima. Além disso, ele é capaz de fornecer menos energia a órgãos "menos vitais" para que o cérebro continue suas atividades e mantenha o resto funcionando.. Hoje em dia, sabemos que não precisamos estocar energia porque temos acesso muito fácil aos alimentos (e muito mais calóricos do que na época das cavernas) mas evolução não é uma coisa que ocorre de uma hora pra outra.. demora muuuuito, muuuuito tempo (vide apêndice e dentes cisos) e ainda vão demorar milhares (talvez milhões) de gerações para que o corpo se habitue ao alimento fácil, de altíssimas calorias, e não irá estocar em forma de gordura pro caso de uma emergência..

Por isso sou totalmente a favor da reeducação alimentar. Precisamos mesmo comer carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, beber muita água, etc! Precisamos de nutrientes das plantas e animais. Não adianta dizer que faz reeducação alimentar e se entope de coisas vazias, completa sua cota de pontos/calorias/seja lá o que for, e vai dormir! NÃO! Coma fruta ou vegetal por seus nutrientes e não por ser a menos ou mais calórica! Não substitua a maçã pelo brigadeiro da festa só porque tem a mesma quantidade de calorias e "você nem curte mesmo comer maçã.."

Trate seu corpo como o seu bem mais valioso pois você depende dele para se manter aqui! Aproveitar os prazeres que um doce tem deve ser feito sim mas em certos momentos e não todos os dias, todas as horas! Coma de tudo, sabendo o limite! Não se agrida! Se você não pula de uma ponte ou de dá um tiro na própria cabeça porque não quer morrer, porque agridiria seu organismo privando-o daquilo que ele mais precisa?

Todas nós cometemos erros ao longo da nossa jornada e eu também tenho meus momentos de gula, de ansiedade, de atacar a geladeira e a dispensa, mas o que já foi comido, já era! Tropeçou? Recomece e volte ao rumo! Exagerar 1 dia ou 2 não irá fazer você perder toda a sua tragetória mas provocar o vômito  ou deixar de se alimentar pode sim, colocar TUDO a perder porque se nós morremos, o que nos resta?

Emagrecer é ter um corpo bonito é muito bom, mas não é tudo!!!

Fiquei triste com o que li.. por favor pessoinhas lindas, não façam isso com vocês, ok? Se amem, se cuidem e, acima de tudo, desejem a vida!


Beijinhos!

Obs.: R.A. e A.F. feitas hoje. Amanhã comento como foi o dia de hoje senão a postagem não irá terminar! Hahaha

2 comentários:

  1. Thais,
    adorei seu blog. Me pareceu muito sincero e direto! Resolvi segui-lo. Como você, concordo que a melhor coisa é a reeducação alimentar, que estou tentando fazer direitinho! Iniciei o meu blog hoje, espero que me ajude a emagrecer!
    Se vc puder dar uma passada no meu, vou achar legal:

    http://sosajudaparamulheres.blogspot.com/

    Abraços,

    Gra.

    ResponderExcluir
  2. Oi lindona! Vc estava inspirada pra escrever hein! Esse assunto realmente mexeu com vc. Confesso q eu me arrependo a ponto de pensar em colocar pra fora, mas tenho muita dificuldade em vomitar e nunca provoquei o vômito. É um assunto sério, é caso de ajuda médica mesmo.
    Bjokas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...